Neste artigo inaugural do nosso Blog, vamos falar sobre esta aula que atrai muitas pessoas pela combinação da atividade física com a música nos seus mais variados ritmos.

Além de ser uma aula divertida, dançar emagrece, e muito…

Márcio Atalla, famoso professor de Educação Física especializado em treinamento de atletas de alto nível, apresenta no seu website o gasto calórico por atividade física calculado para uma pessoa de 70Kg. 

AtividadeGasto Calórico
Andar de bicicleta180 a 300/hora
Caminhada330/hora
Caminhada rápida520/hora
Corrida500 a 900/hora
Dança de salão210/hora
Dança rápida605/hora
Natação500/hora
Subir escada1000/hora
Tabela de Gasto Calórico por Atividade

A queima de calorias na prática da dança é proporcional à energia exigida, já que ela pode ser de salão, ou zumba, ou axé entre outros ritmos. A dança de salão consome 210 calorias/hora, enquanto uma dança rápida 605 calorias/hora, portanto, mais do que uma caminhada rápida.

A boa notícia é que temos uma atividade lúdica, aeróbica, combinada com domínio da musculatura, flexibilidade e equilíbrio.

E para falar mais sobre as aulas de ritmos, entrevistamos o professor e coordenador da Academia República, Davis Rodrigo:

Davis, o que é a aula de ritmos? É uma aula de dança?

A aula de ritmos é uma modalidade de dança com coreografias simples que misturam vários ritmos como axé, funk, sertanejo, forró entre outros.

O principal objetivo é o condicionamento físico já que além de ser uma atividade aeróbica, trabalha a musculatura, especialmente dos membros inferiores, respiração, flexibilidade, coordenação motora, além, é claro, da diversão. Nada de coreografias difíceis!

Um aluno que nunca dançou consegue acompanhar a aula?

TODO MUNDO CONSEGUE DANÇAR!

Acompanhe a dinâmica da minha aula: 

Nos cinco primeiros minutos os alunos fazem aquecimento. Nestes minutos iniciais vamos alongando, trabalhando os movimentos.

Em seguida, ensino uma coreografia nova, passo a passo por bloco.

Depois os passos com contagem e, pegaram os passos, coloco a música.

Terminada a coreografia nova, repasso 03 a 04 coreografias que já foram ensinadas em outras aulas.

E, nos últimos cinco minutos fazemos um relaxamento com música mais calma, trabalhando a respiração e desacelerando o corpo.

É uma aula ótima para todas as idades, adultos, idosos, adolescentes, todos podem participar.

E quais são os benefícios da aula de ritmos?

Resumindo, neste artigo apresentamos a Aula de Ritmos, atividade física prazerosa,  dinâmica, emagrecedora, e com muitos benefícios para a saúde física e mental. E, importante, pode ser praticada em qualquer idade independente do perfil físico.

Venha participar da aula,  comente sobre o assunto, registre sua opinião e compartilhe com seus amigos.

Davis Rodrigo é coordenador geral da Academia República, formado em Pedagogia pela Univerdade Paulista, MBA em Administração e Marketing,  Pós graduado em Gestão de Pessoas pela Universidade Aberta de São Paulo e Formado pela ESEF Escola superior de Educação Física.

REPÚBLICA FITNESS ACADEMIA DE GINÁSTICA E ESPORTES

AULA DE RITMOS – Muito mais que uma dança!

Uma resposta

  1. Melhor aula q existe , já tinha tentado de tudo até encontrar essa aula, com ele, o jeito perfeito de perder calorias , melhorar a autoestima e exercitar o corpo todo de maneira prazeirosa !!! Amoooo!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.