Já ouviu falar de Joseph Pilates? Ele foi o inventor e desenvolvedor do método de exercícios conhecido como Pilates. Joseph sofreu vários problemas de saúde desde a infância e procurou a solução praticando atividades físicas e estudando anatomia, fisiologia e medicina
O método foi criado por ele na Alemanha, na década de 20, e auxiliou a reabilitação de feridos em combate durante a Primeira Guerra Mundial.
Quem irá nos falar mais a respeito do método, dos objetivos, da técnica e benefícios do Pilates é nossa instrutora, Marina Foratori.
Marina, o que é o Pilates?
- Pilates é um método de treinamento que trabalha o condicionamento físico e o alongamento utilizando o peso do próprio corpo. São muitos exercícios que podem ser realizados no solo ou em equipamentos por pessoas de todas as idades.
- O Pilates vai além da atividade física. Ele promove a consciência corporal, integrando corpo e mente.
São muitos os benefícios do Pilates e vamos falar sobre eles neste e nos próximos artigos. Marina, cite o que considera o mais importante.
- O fortalecimento muscular: o Pilates trabalha os músculos abdominais, da lombar, quadril, pélvis gerando estabilidade. Fortalece os músculos profundos e com isso reduz o risco de dores nas costas.
- Também fortalece os músculos do tronco alinhando a coluna vertebral. Resultado: melhor postura, flexibilidade, mobilidade, maior amplitude de movimentos.
Só aqui já temos vários motivos para iniciar a prática! E nos próximos artigos descobrirão muito outros!
DICA DA MARINA:
O Pilates é indicado para todas as faixas etárias, especialmente para a terceira idade, por ser atividade de baixo impacto nas articulações. Os exercícios trabalham o corpo todo sem forçar, respeitando os limites de cada aluno. Há aumento da força muscular, prevenção de perda óssea e melhora do equilíbrio reduzindo o risco de quedas.
Fisioterapeuta
Pós-Graduação em Neurofuncional Adulto e Pediátrico
Instrutora de pilates