Hipertensão arterial é uma doença crônica, silenciosa, traiçoeira, que pode ser hereditária ou se desenvolver em virtude de obesidade, estresse, sedentarismo, maus hábitos entre outros.
Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), valores acima de 140/90 caracterizam a pressão alta. Os valores representam a força que o sangue exerce sobre as paredes internas das artérias.
A lista de doenças que podem ser provocadas pela hipertensão é extensa:
- Insuficiência cardíaca
- Aneurismas
- Demência
- Impotência Sexual
- AVC (derrame cerebral)
- Infarto agudo do miocárdio
- Lesão das artérias
- Angina de peito
- Insuficiência renal crônica
- Lesão da retina
Estamos iniciando mais uma série de artigos, agora para tratar dos benefícios da musculação no tratamento de diversas doenças que atingem grande parte da população ao longo da vida, sendo a primeira delas a Hipertensão Arterial.
E quem irá nos informar sobre o assunto é a Professora Giuseppina Stillo, educadora física e personal trainer.
Pina, de maneira ampla, quais os benefícios da musculação?
- A musculação colabora para o condicionamento físico através do fortalecimento dos músculos, prevenindo lesões, aumentando a força e a resistência.
- Mantém a densidade óssea e minimiza a perda de massa muscular que ocorre gradativamente após os 30 anos
Durante muito tempo os médicos contraindicavam exercícios anaeróbicos para hipertensos. O que mudou?
- Vários estudos comprovaram que desde que a pressão esteja controlada, os exercícios anaeróbicos, como musculação, podem ser feitos três vezes por semana, combinados com exercícios aeróbicos. Também se observou a diminuição do uso de medicamentos para praticantes de musculação, ou seja, o treinamento feito de forma correta e bem orientada interfere diretamente na redução da pressão arterial.
E quais cuidados são recomendados na prática dos exercícios?
- Um intervalo de um a dois minutos entre um aparelho e outro para não deixar a pressão subir muito.
- Conversar com o professor para definir os próprios limites.
- Não prender o ar.
- Trabalhar poucos grupos musculares de cada vez.
- Treinos de duração mais longa, ou seja, séries com menos pesos e mais repetições.
DICA DA PINA: A atividade física é essencial para o controle da pressão arterial. Ela melhora a performance cardíaca e do pulmão e, como consequência, o indivíduo tem melhor qualidade de vida.
Quer saber mais? Acompanhe os próximos artigos.
Giuseppina Stillo é Educadora Física com Pós Graduação em Natação e Atividades Aquáticas, Musculação e Treinamento de Força, Fisiologia do Exercício. Especialização em Atividade Física Personalizada, Condicionamento Físico, Emagrecimento, Hipertrofia, Treinamento Funcional, Atividades Específicas para Melhor Idade.