Arte vem do latim “ars”, técnica e, segundo historiadores, a expressão “Arte Marcial” tem origem no Ocidente e se refere às habilidades de guerrear e lutar ensinadas por um deus greco-romano chamado Marte.
Desde então, dezenas de modalidades de artes marciais surgiram com a intenção de defesa ou prática desportiva.
Aqui na República, o Centro de Artes Marciais é comandado por Marcelo Oliveira (Tchelo), da Equipe 99, e é ele quem esclarece dúvidas dos pais sobre a prática das artes marciais por crianças.
Uma das motivações dos pais para matrícula de crianças em academias de artes marciais é a realização de uma atividade física, porém, alguns não possuem conhecimento aprofundado das modalidades e têm receio que seja uma atividade física violenta. Há risco para as crianças?
– Não. Não há nenhum risco para as crianças, exceto aqueles inerentes à prática de qualquer atividade esportiva. Os professores são preparados para ministrar aulas sempre respeitando os limites físicos dos pequenos.
Sabemos que entre os benefícios da prática de artes marciais por crianças estão o desenvolvimento da coordenação motora e dos sentidos. Quais outros benefícios você pode citar?
– O principal benefício está no autoconhecimento, o aprendizado corporal leva ao autocontrole do corpo e da mente. Como resultado tem maior autoestima, é menos insegura. A criança aprende a trabalhar e entender suas próprias dificuldades, e aprende a lidar com o outro, reflete melhor sobre seus impulsos antes de atacar alguém física ou verbalmente.
A partir de qual idade a criança pode praticar artes marciais?
– Crianças a partir de 03 anos já podem iniciar as atividades.
As aulas na República acontecem num único horário para crianças de 03 a 09 anos. As crianças são separadas por idade ou porte físico?
– Nas modalidades praticadas na República, Muay Thai e Jiu Jitsu, as aulas são em grupo podendo ser praticadas sem nenhum inconveniente por crianças de diferentes estaturas e pesos.
Quer saber mais? No próximo artigo vamos falar sobre as modalidades de lutas praticadas na República.
Marcelo Oliveira é educador físico, faixa preta 3º grau em Jiu Jitsu, medalha de Bronze em 2015 no maior evento de JiuJitsu do Mundo, World Master Championship, Las Vegas , campeão de Sanda e Sanshou (modalidade Chinesa de combate ) com títulos Brasileiro, Paulista, Regional e Internacional.