Na nossa nova série de artigos, vamos tratar de exercícios físicos com temas direcionados ao público feminino.
Hoje, o assunto em pauta é a diástase. Já ouviu sobre ela? Trata-se de problema comum para mulheres após a gestação. A diástase é o afastamento patológico dos músculos abdominais e pode gerar flacidez, dor nas costas e até hérnias em casos mais graves.
Com o crescimento da barriga durante a gestação, os músculos esticam e nesse processo acontece a distensão das várias camadas do abdômen e, muitas vezes a região fica volumosa e o excesso de pele causa flacidez.
Os exercícios físicos auxiliam na prevenção e no tratamento da diástase e devem ser orientados por profissionais qualificados.
Artur Mina, professor de educação física e personal trainer indica os melhores exercícios e a forma correta de execução:
PRANCHA ISOMÉTRICA
- Na posição de bruços, cotovelos e o antebraços no solo, e as pontas dos pés apoiadas no chão alinhadas com os cotovelos.
- Com o corpo ereto, contraia o abdômen enquanto eleva o quadril até o nível dos ombros.
- Devem ser de 4 a 5 séries de 30 a 60 segundos
Abdominal infra
- Na posição deitada no chão de barriga para cima. Coluna, ombros e cabeça alinhados, e braços estendidos na lateral do corpo.
- Com as pernas semiflexionadas, eleve o joelho em direção a cabeça, tirando o quadril do chão, e desça as pernas lentamente. É indicado fazer 3 séries com 10 repetições
Prancha lateral
- Deitada de lado com o cotovelo dobrado, abaixo do ombro, e pernas esticadas.
- Contraia o abdômen e eleve o tronco com o corpo alinhado.
- Mantenha essa posição por 10 segundos e retorne.
- É indicado fazer três repetições
DICA DO ARTUR:
Não estufe o abdômen durante os exercícios, seja abdominal ou agachamento. Distender o abdômen pode aumentar a distância entre a musculatura e esticar ainda mais o tecido conjuntivo. A diástase necessita de prescrição de treinos específicos e acompanhamento do profissional da educação física na sua execução.
Artur Mina é Educador Físico e Personal Trainer.