Academia Republica

MUSCULAÇÃO – AUXILIAR NO TRATAMENTO DE DOENÇAS – DIABETES MELLITUS

Este é o segundo artigo da série “Benefícios da Musculação no Tratamento de Doenças”. O tema hoje é Diabetes Mellitus com Giuseppina Stillo

O Diabetes Mellitus é uma doença crônica,  grave,  metabólica, caracterizada pelo aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue e está entre as cinco doenças que mais matam.

Ela ocorre quando o pâncreas não é capaz de produzir insulina, a sua produção é insuficiente ou quando o corpo não é capaz de fazer bom uso da insulina que produz. O tipo 1 é caracterizado por não haver produção desse hormônio no pâncreas. Já o tipo 2 é caracterizado pela dificuldade de uso da insulina produzida. Os casos do tipo 1 aparecem geralmente na infância e na adolescência; já o tipo 2 atinge com mais frequência indivíduos adultos.

Genética, sobrepeso, envelhecimento da população, estilo de vida pouco saudável são fatores de risco para a doença.

Sem tratamento, o diabetes pode levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, rins e nervos. 

Para prevenir a doença, conforme o Portal da Fiocruz, trinta minutos de exercícios físicos diários já reduzem os riscos de se desenvolver o diabetes tipo 2. Outro pilar da prevenção é a alimentação balanceada. Um estilo de vida saudável pode prevenir em até 70% esse tipo de diabetes, indica a Federação Internacional do Diabetes (IDF). Já para o tipo 1, a Organização Mundial de Saúde (OMS) informa não haver modo de prevenção conhecido, mas recomenda como prevenção da doença a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

Para quem já é portador da doença, uma pesquisa feita na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou que a prática da musculação, é capaz de reduzir a gordura acumulada no fígado e melhorar o controle da glicemia em indivíduos obesos e com diabetes em um curto período, apenas 15 dias, ou seja, mesmo antes que ocorra perda de peso significativa.

Pina, quais são os exercícios indicados para quem tem Diabetes?

As principais sociedades médicas indicam treinos aeróbios, a exemplo de esteira, spinning, bicicleta, pelo menos 03 dias na semana sendo alternados, 02 vezes na semana, com exercícios com peso (musculação). A sensação de bem-estar e a melhora do controle da glicose, da pressão, do colesterol e até mesmo da memória e dos sintomas da depressão tornam as pessoas assíduas frequentadoras de academias.  

Quanto à musculação existem recomendações?

Os exercícios devem ser de curta duração envolvendo uso de peso, aparelhos de musculação, bandas elásticas com o objetivo de aumentar a força e a resistência muscular. São recomendadas  2 a 3 series de cada exercício com até 10 repetições.

Alguma orientação com relação à alimentação antes dos exercícios?

É sempre importante seguir recomendações médicas em função da variação de medicamentos. Pode haver necessidade de consumir carboidratos antes e, às vezes, durante a atividade física. Em exercícios aeróbios, como correr e pedalar, ou no caso de atividades mais longas ou intensas, a queda do açúcar pode acontecer até muitas horas depois da prática por isso, pode ser indicado o  consumo de proteínas após os treinos para ajudar a prevenir a hipoglicemia tardia.

DICA DA PINA:

Se você tem pré-diabetes, os exercícios poderão ajudá-lo a evitar que a desenvolva. Diversos estudos comprovaram que a atividade física regular reduz a chance de desenvolver diabetes em 37% a 58%. Assim, o exercício físico  combinado a um plano alimentar equilibrado é um aliado perfeito na prevenção do Diabetes.

Giuseppina Stillo é Educadora Física com Pós Graduação em Natação e Atividades Aquáticas, Musculação e Treinamento de Força, Fisiologia do Exercício. Especialização em Atividade Física Personalizada, Condicionamento Físico, Emagrecimento, Hipertrofia, Treinamento Funcional, Atividades Específicas para Melhor Idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Fale com a gente